BRONZE


Bronze - (do persa biring, cobre) é o nome com o qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que tem como base o cobre e o estanho e proporções variáveis de outros elementos como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo entre outros com o objetivo de obter características superiores a do cobre. O estanho tem a característica de aumentar a resistência mecânica e a dureza do cobre sem alterar a sua ductibilidade.
O processo de fabricação consiste em misturar um mineral de cobre (calcopirita, malaquita ou outro) com o estanho (cassiterita) em um alto-forno alimentado com carbono (carvão vegetal ou coque). O anidrido carbônico reduz os minerais a metais, o cobre e estanho se fundem e se ligam a percentual de estanho de 2 a 11%
A adição de outros elementos, além do cobre, como: estanho, zinco, alumínio, antimônio, fósforo, permite ao Bronze alcançar a característica de ser mais resistente. O Cobre isolado não garante as propriedades adquiridas pela junção de vários metais.
Por esses e outros motivos a liga de Bronze substituiu seu metal de origem ganhando
espaço no mercado. Possui as vantagens de ser um material não corrosivo e de fácil manuseio, podendo ser polido e trabalhado com facilidade, seu ponto de fusão varia entre 900º C e 1000º C.
O Bronze foi consagrado para compor estátuas e objetos de decoração pelas vantagens citadas e pelo diferencial de ser obtido em várias cores e tonalidades. Dentre os objetos feitos com Bronze estão: sinos para Igrejas, medalhas, armas, ferramentas em geral, entre outros.

Comentários