CASSITERITA


Cassiterita ou cassiterite (óxido de estanho, SnO2) é um mineral de estanho. Geralmente opaca, sendo translúcida quando em pequenos cristais, com cor púrpura, preta, castanha-avermelhada ou amarela. Cristaliza no sistema tetragonal com hábito prismático ou piramidal. Com peso específico entre 6.4 e 7.1 e uma dureza entre o 6 e 7 na escala de Mohs. O seu traço é branco ou acastanhado. Brilho adamantino ou gorduroso e fratura sub-concoidal ou desigual.
Cassiterita é um mineral industrial,de cor castanho-avermelhada, é importante fonte de estanho (usado para proteger o ferro,o cobre, a aço e outros metais da ferrugem por meio de um processo chamado eletrogalvanização)
Compostos de estanho são usados como fixadores de cor em tingimento e também para encorpar sedas, o fluoreto de estanho é adicionado a dentifrícios para ajudar no combate às cáries. E os compostos orgânicos venenosos do estanho são amplamente usados como fungicidas na agricultura.
A cassiterita integra o grupo dos óxidos. Fonte principal do estanho, pode conter em menor quantidades o ferro e elementos raros como o tântalo e o nióbio.
É encontrada em várias formas:
Cristais distintos, em forma de pedregulhos arredondados ou em maciços no formato de feijão.
A palavra cassiterita é derivada da palavra grega kassiteros que significa estanho. Esse mineral é conhecido desde a idade do bronze (mais de cinco mil anos).

Comentários