GÁS BUTANO



O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo.
É o nosso gás de cozinha. Atualmente este é fornecido via tubulação e em botijões
Sua fórmula é C4H10, é um hidrocarboneto com carbonos primários e secundários de ligação sp³, de cadeia aberta (acíclica ou alifática).
O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero, isobutano (também chamado metilpropano), CH(CH3)3.
Sua molécula é apolar (por ser um hidrocarboneto), portanto, não é solúvel em água - outras misturas de hidrocarbonetos obtidas a partir do petróleo, como a gasolina, o querosene ou o diesel, são igualmente homogêneas e insolúveis em água -. As ligações intermoleculares do butano - como todos outros hidrocarbonetos apolares - são feitas por forças de van der Waals por dipolos temporários, que são as mais fracas das ligações intermoleculares. Por isso, as temperaturas de fusão e ebulição são menores que de outros componentes.

COMBUSTÃO DO BUTANO
2 C4H10 + 13 O2 → 8 CO2 + 10 H2O

Curiosidades
O butano (gás de cozinha), é inodoro, por isso, por segurança e para que possamos perceber sua presença, é colocado junto ao gás uma substância com um cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás". Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do ambiente.
Outra característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade ser aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a se depositar no fundo dos recipientes onde está contido.
O butano foi usado como combustivel para os motores dos dirigíveis fabricados pela empresa Zepellin.

Comentários