TOPÁZIO


Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal e por isso as gemas ou outros espécimes finos devem ser seguradas com cuidado para evitar que apareçam falhas de clivagem. A fratura é concoidal e desigual.
O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.
O topázio imperial é um mineral do sistema ortorrômbico que ocorre na natureza em forma de prismas com estrias longitudinais, clivagem basal, dureza 8 (na escala de Mohs), densidade entre 3,4 e 3,6 e brilho vítreo. Ocorre numa grande variedade de cores, do amarelo ao vermelho, passando por nuances intermediárias, como o rosa e o lilás. Mais raros, estes últimos são característicos da Mina do Capão.
Entre as pedras coradas, é umas das mais belas e valiosas. O valor comercial da pedra lapidada depende da cor, tamanho, forma, pureza. Transformada em jóia, passa a ser testemunha da integração do homem com a natureza.

Comentários