AREIA


Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com tamanho aproximado de 0,063 a 2 mm.
Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito. É utilizada nas obras de engenharia civil em aterros, execução de argamassas e concretos e também no fabrico de vidro. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.
Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo o tamanho varia, conforme a escala de Wentworth, de maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.

Formas de extração

Normalmente é extraída do fundos dos rios com dragas, chamado dragagem, que pode ocasionar graves danos ambientais, em seguida é lavada, peneirada e posta para secar e utilizada conforme sua granulação. Entretanto, em algum casos sua extração não resulta em danos ambientais, pois em algumas situações o processo de extração contribui sobremaneiramente para o desassoreamento dos leitos dos rios onde é realizado, quando há o devido acompanhamento por especialistas.

Usos

A areia é geralmente o principal componente do concreto. É a princial componente na produção de vidro. Em nevascas ou quando há presença de gelo, a areia é espalhada nas estradas para dar maior tração aos pneus evitando acidentes.
Fábricas de tijolos utilizam areia como aditivo à mistura de argila para o fabrico de tijolos. A areia é muitas vezes misturada com tinta para criar um acabamento texturizado para paredes e tetos ou uma superfície não escorregadia ao chão.
Areia fina é usada, junto com outras substâncias, como composto de filtros de água.
Solos arenosos são ideais para certos tipos de culturas, como melancia, pêssegos, e amendoim e muitas vezes são preferidas para a produção leiteira intensiva devido às suas excelentes características de drenagem.
A areia é utilizada em paisagismo para fazer pequenas colinas e declives (por exemplo, na construção de campos de golfe).
Sacos de areia são usados para proteção contra inundações e, eventualmente, contra armas de fogos. Os sacos podem ser facilmente transportados quando vazios e, em seguida, preenchidos com areia local.
Ferrovias usam areia para melhorar a tração das rodas sobre os trilhos.
Areia é usada como peso para diversos usos, como, por exemplo, pesos de academia e o componente interno do suporte das fitas adesivas de escritório.

Comentários