LAPIDAÇÃO


Lapidação é uma técnica para modelar um material, geralmente, uma pedra preciosa, mas também se aplica a metais e outros materiais.
O aparelho para lapidação consiste de um disco rotativo, sobre o qual aplica-se uma mistura de líquido (água, óleo ou outro) e grãos abrasivos, e a seguir o material a ser lapidado é pressionado contra a superfície do disco.
A lapidação de metais produz superfícies extremamente lisas e brilhantes, reduzindo as dimensões da rugosidade superficial a ordens de grandeza muito pequenas.
Este processo pode corrigir a forma de materiais de dureza elevadíssima, assim como o diamante.
Para se lapidar um diamante precisa saber onde ele pode ser alterado, ou seja, pela sua veia através de um disco de ferro fundido provido de azeite e pó de diamante, que é feito por diamantes sem condições de serem lapidados, que colocamos em um pilão próprio que é batido até se obter um pó fino.

Lapidação e polimento

O processo da lapidação e o processo do polimento se diferem em dois aspectos principais:

A lapidação é capaz de reduzir a rugosidade de valores relativamente elevados para valores bem reduzidos, ao contrario do polimento, que jé deve receber a peça para ser trabalhada com uma rugosidade relativamente baixa, mas que apresenta qualidade superficial mais elevada.
A lapidação pode dar à peça a forma da ferramenta utilizada, enquanto o polimento tem como finalidade somente melhorar a qualidade superficial, tendo a remoção de material em segundo plano.

Comentários