MAGNÉSIO


O magnésio é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio. Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio. Quando pulverizado e exposto ao ar se inflama produzindo uma chama branca. Reage com a água somente se esta estiver em ebulição, formando hidróxido de magnésio e liberando hidrogênio.

Aplicações

Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, é usado como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimento. Assim como na agricultura, indústrias químicas e de construção. O uso principal do metal é como elemento de liga com o alumínio , empregando-a para a produção de recipientes de bebidas, componentes de automóveis como aros de roda e, maquinárias diversas. O alumínio também é usado para eliminar o enxofre do aço e ferro.

Outros usos:

Aditivo em propelentes convencionais.
Obtenção de fundição nodular (Fe-Si-Mg).
Agente redutor na obtenção de urânio e outros metais a partir de seus sais.
O hidróxido ( leite de magnésia ), o cloreto, o sulfato ( sal de Epsom ) e o citrato são empregados em medicina.
O pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) é utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos.
Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.
O Mg também é encontrado em alimentos como vegetais e cereais. Recentes pesquisas indicam o Magnésio como responsável por retardar o envelhecimento celular, além de ser responsável por inúmeras funções metabólicas intracelulares.

Origem

Em 1695, Nehemia Grew publicou um panfleto descrevendo sais encontrados em água de fontes minerais em Epsom, Grã-Bretanha. As propriedades medicinais deste sal atraíram alguma atenção; na Inglaterra foi denominado sal de Epsom sendo no continente chamado sal anglicum.

Comentários