MÁRMORE


O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
Ela recebe o nome de rocha metamórfica porque é formada a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto exlplica porque as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.
O grau metamórfico juntamente com a composição química do mineral é que moldam a rocha dando variadas cores e texturas, e fazem do mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais.

História

Temos registos do ano de 2560 a. C. relativamente a construção da Pirâmide Queops num bloco de cálcario. Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraónicos. A maior parte destes monumentos foram construídos em mármore.A seguir aos egípcios temos os gregos que realizaram obras de grande magnitude em mármore, como o Parthenon, o Templo de Zeus e como o Templo de Artemis com 127 colunas de mármore. Infelizmente devido a inúmeras invasões e batalhas travadas, hoje em dia resta-nos poucos monumentos dos citados acima inteiros.
Posteriormente os romanos passaram a utilizar o mármore e o granito em suas construções, eles tinham especial apreço por estes materiais, utilizando-os em banhos públicos, etc.
Já na Idade Média com melhores condições de transformação, o mármore passou a ser usado largamente nos interiores de casas, igrejas, pisos e cozinhas.
Atualmente ainda usa-se muito o mármore na decoração de interiores, existem grandes empresas especializadas em colocação de mármore e granito na construção civil

Comentários