SULFATO


Os sulfatos são minerais de aspecto variável, mas quase sempre não metálico, pouco densos quando na sua constituição entra o ião oxidrilo (OH) ou a água (H2O). Apresentam, em geral, baixa densidade.
É comum a todos os sulfatos que, como ocorre em numerosos silicatos, tenham, como elemento estrutural fundamental, catiões enxofre (S) rodeados por oxigênio em posição tetraédrica. A maioria das espécies são muito raras e pouco conhecidas, pelo que na sua classificação se podem cometer arbitrariedades. Os sulfatos caracterizam-se, em parte, pela sua solubilidade na água. Muitos resultam da alteração dos sulfuretos ocorrida à superficíe ou próximo da superfície, outros resultam de precipitados nas águas marinhas e lagos, outros ainda são resultantes da atividade vulcânica.
Os sulfatos anidros mais importantes e conhecidos formam o grupo da barite com grandes catiões bivalentes coordenados com o ião sulfato. Esta estrutura, bastante simples, origina uma simetria rômbica com clivagem perfeita segundo duas direcções. Os minerais que constituem o grupo da barite (BaSO4) são a celestite (SrSO4), a anglesite (PbSO4), a anidrite (CaSO4) e a glauberite ((SO4) · 2Na2Ca), que possuem praticamente a mesma estrutura.
O sulfato de cálcio - anidrite (CaSO4) -, devido ao menor tamanho do ion de cálcio, tem uma estrutura algo diferente, com três direções de clivagem. As propriedades físicas são devidas em geral ao ion dominante. A densidade, por exemplo, é proporcional ao peso atômico.
Entre os sulfatos hidratados, o gesso (CaSO4 · 2H2O) é o mais importante e abundante. A sua clivagem é perfeita. A sua estrutura lamelar consiste em camadas de iões cálcio e sulfato separadas por moléculas de água. A perda de moléculas de água implica a destruição desta estrutura, que adquire a configuração de anidrite, com perda de clivagem perfeita.

Comentários