SÓDIO


O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim) , de número atômico 11 ( 11 prótons e 11 elétrons ) e massa atómica 23 u. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda caústica fundida (se a eletrólise for feita com solução de soda cáustica, irá se obter hidrogênio e oxigênio apenas). O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É também componente do cloreto de sódio ( NaCl ) necessário para a vida. É um elemento químico essencial.
Semelhante aos outros metais alcalinos é um metal macio, leve e de coloração prateada.É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita. É muito reativo, no teste de chama arde na cor amarela, se oxida com o ar, reage violentamente com a água e é muito corrosivo quando entra em contato com a pele.Não é encontrado livre na natureza. Decompõe a água produzindo um hidróxido com desprendimento de hidrogênio. Normalmente não arde em contato com o ar abaixo de 388 K (115 °C).

História

O cloreto de sódio, o comum sal das cozinhas, e o carbonato de sódio são conhecidos desde a antiguidade. Uma vez que o primeiro é provavelmente uma necessidade vital e foi provavelmente utilizado na comida desde tempos imemoriais, enquanto o segundo, além de ocorrer naturalmente, constitui uma porção considerável das cinzas de algas marinhas, sendo já conhecido e utilizado pelos antigos egípcios.
O sódio metálico foi pela primeira vez isolado por Sir Humphrey Davy em 1807 por eletrólise de hidróxido de sódio sólido humedecido. Naquela altura os hidróxidos de sódio e de potássio eram encarados como substâncias elementares e eram chamados alcalis fixos.

Comentários