A campanha de financiamento coletivo no site Indiegogo que
mais chamou a atenção em 2012 foi a idealizada pela empresa TechJect. Não é
para menos. O empreendimento criou uma libélula capaz de voar como um pássaro e
pairar no ar como o inseto. Os desenvolvedores do negócio pediam, na época, US$
110 mil de apoiadores anônimos. Receberam US$ 1,1 milhão (R$ 2,5 milhões). Mas
um ano depois, vale lembrar que a campanha se encerrou em dezembro do ano
passado, como está a empresa e seus criadores? Ainda na batalha para
transformar o produto em um sucesso de vendas. E isso não tem sido fácil. A
libélula se chama Dragonfly (libélula, em inglês) e sua aplicação não é como um
brinquedo. Se fosse, aí poderia estar a solução financeira do negócio. De
acordo com o site da companhia, a finalidade da libélula é ser usada como
coletora de informações do meio-ambiente, servir de suporte para registrar
fotografias e...espionar pessoas e servir até como segurança de uma residência.
A história particular da TechJect resume-se como um caso de aprendizado para
pequenos empreendedores. A principal lição é que um negócio, por mais popular e
promissor que possa parecer, demanda dedicação gigantesca dos empreendedores
para tornar a proposta realmente eficiente. Do contrário, de nada adiantará
arrecadar milhões na internet.
Assista ao Vídeo da Campanha:
Comentários
Postar um comentário